terça-feira, 8 de agosto de 2017

Leilão de concessão das linhas 5 e 17 do Metrô será realizado em 28 de setembro.

Novo prazo atende a pedido de empresas para que possam preparar suas propostas e visa permitir maior concorrência.

Estação Alto da Boa Vista| Fonte: Linhas - Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) prorrogou para 28 de setembro o leilão de concessão das linhas 5- Lilás e 17-Ouro do Metrô. A prorrogação do certame, inicialmente previsto para o dia 5 de julho, atende a um pedido de empresas do setor para que tenham mais tempo para preparar suas propostas e visa permitir ainda que mais companhias possam participar da concorrência. A licitação será realizada na sede da BM&FBOVESPA.

O objetivo é ceder a operação comercial das duas linhas ao setor privado pelo período de 20 anos. O valor estimado do contrato é de R$ 10,8 bilhões, o que corresponde à soma das receitas tarifárias de remuneração e de receitas não operacionais, como exploração comercial de espaços livres nas estações, por exemplo.

O investimento previsto do parceiro privado é de R$ 88,5 milhões, que serão aplicados em melhorias e infraestrutura das linhas a fim de atender aos indicadores de desempenho exigidos do concessionário para oferecer serviços de qualidade à população paulista.

O lance mínimo é de R$ 189,6 milhões e a expectativa é de R$ 3 bilhões de investimentos e reinvestimentos dentro do prazo de concessão, cujo edital foi publicado em 5 de abril deste ano.

Além da concessão das linhas 5 e 17, será licitada a construção da estação Morumbi do monotrilho da linha 17-Ouro, que será elevada e integrada à estação de mesmo nome da CPTM, na marginal Pinheiros, e permitirá acesso rápido e gratuito à linha 9-Esmeralda da CPTM, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além de acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

A estação Morumbi será a última do trecho prioritário da linha 17-Ouro. Atualmente, cerca de 900 pessoas trabalham nas obras de implantação desse trecho e do pátio de manutenção.

Linhas 5 e 17.

Conhecida como a linha da saúde, a linha 5-Lilás terá 17 estações ao longo de 20,1 quilômetros, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin, incluindo dois pátios de estacionamento e manutenção de trens.

A demanda estimada para a linha completa é de 850 mil passageiros por dia. O trecho fará interligação com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro do Metrô, linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e três terminais integrados de ônibus.

Já a linha 17-Ouro, com tecnologia de monotrilho, integrará o aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da capital paulista. O trecho de 7,7 quilômetros de extensão compreenderá oito estações elevadas (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi) e um pátio de estacionamento e manutenção, chamado Água Espraiada. Com demanda diária prevista de 200 mil passageiros, a linha 17 será integrada à linha 5 - Lilás do Metrô e à linha 9-Esmeralda da CPTM.

Apoio Financeiro

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) oficializou recentemente que concederá apoio financeiro para financiar investimentos da empresa que vier a ser vencedora da licitação de concessão das duas linhas.

"O apoio financeiro do BNDES aumenta a segurança do investimento do eventual parceiro privado e, sem dúvida, representa estímulo para o mercado. Creio que isso deve aumentar ainda mais o interesse pelo leilão", pontua o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

0 comentários:

Postar um comentário