Histórias


Bom dia/tarde/noite seguidores do nosso blog, hoje iniciaremos as história dos trens do metrô de SP, como já a algumas semana já esta tendo a história dos trens da CPTM no blog CPTM Noticiando, iniciaremos contando a história do Frota A.


Fabricada pela Mafersa, sob licença da Budd, originalmente era composta por 51 trens, atualmente 9 deles rodam, sendo os demais em modernização ou modernizados.


                               
      Frota A no padrão metropolitano (azul) que ganhou no ano de 2000


Fabricados entre os anos de 1972 e 1976, na fábrica da Mafersa, localizada na Lapa, sob licença da The Budd Company, são inspirados em modelos de trens norte-americanos. 



Em 1972 começaram a fazer seus primeiros testes no metrô de São Paulo, inicialmente entre o pátio da estação Jabaquara e a estação Saúde, com a Linha 1-Azul (à época, denominada linha Norte-Sul) ainda em obras. Em 1974, as composições entraram em serviço na mesma, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no dia 14 de setembro de 1974. no ano seguinte a linha seria estendida até a estação Santana.



Com a crescente demanda da linha Norte-Sul, até então a época a única linha metropolitana de São Paulo, a necessidade de trens foi aumentando, sendo que os 33 trens não suportavam a demanda. Com isso, houve a encomenda de mais 18 trens, fabricados entre 1974 e 1976, qas diferenças são mínimas. O design interno e externo é o mesmo, Esta frota iniciou seus serviços, no entanto na Linha 3-Vermelha (a época Leste-Oeste), que até então não tinha ainda frota própria, sendo repassada posteriormente a linha Norte-Sul.



Em 2009, iniciou-se o projeto de modernização desta frota, cujo todos os 51 trens serão modernizados por dois consórcios, sendo eles: Modertrem (Alstom e Siemens) que modernizarão trens da numeração A01 até A25, e BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa) que modernizarão trens da numeração A26 até A51.



No momento das modernizadas frota I estão 14 em operação, faltando algumas para ir para a modernização.


                                  
Um trem da frota I, anteriormente era um frota A, modernizado pela Alstom e Siemens.




                     A frota J tem 21 em operação, faltando 5 para ir para a modernização.


                               
     2 trens da frota J na foto, modernizados pela Bombardier, Tejofran e Temoinsa.



Frota A ficha técnica:

Fabricante: Budd/Mafersa

Periodo de fabricação: 1972 a 1976

Ano de inicio de modernização: 2009

Formação: 6 carros

Linha: 1-azul

Aceleração: 1,12 m/s²
Desaceleração: 1,20 m/s² (serviço) e 1,50 m/s² (emergência)
Motor e tração: Motor Quatro motores de 110kW e tração a chopper
Potência: 1 224 kw
Freios: Elétrico (regenerativo) e por atrito (pneumático) disco

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Frota C

Bom dia/tarde/noite, voltando a história dos trens desta vez no metrô, lembrando que estamos contanto em uma semana história dos trens da CPTM, que você pode acompanhar o blog CPTM Noticiando, e outra semana dos trens do Metrô SP, hoje vamos contar sobre a extinta frota C, que foi modernizada.

A frota C foi uma série fabricada originalmente pela Cobrasma, entre os anos de 1982 até 1986, sendo que a primeira composição entrou em circulação no ano de 1984, Trata-se de um conjunto de composições entregue como cumprimento da licitação recebida pela empresa brasileira, que trata da fabricação e entrega de trens para a Linha 3, em conjunto com a empresa Mafersa, sendo que a mesma fabricaria 22 composições, e a Cobrasma, 25, todas em aço inox e com a mais recente tecnologia da época.

Como era o frota C, quase idêntico ao frota D, foto de William Molina.

Devido aos contratos de modernização da frota de trens antigos da Companhia, iniciada em 2009, os trens das Frotas A, C e D foram enviados para modernização por parte dos consórcios ganhadores. Quanto à Frota C, a oficina do consórcio localiza-se no RJ, uma parte foi entregue através da antiga EFCB (Estrada De Ferro Central Do Brasil), tracionado por trens de carga, e outra parte pela rodovia Dutra, com cada carro em uma carreta adaptada para o transporte. A entrega do lote completo de trens modernizados estava previsto para meados do fim de 2014, mas atrasos nas entregas acabaram prorrogando o prazo. 
A única frota completamente modernizada dentro do prazo estipulado foi a Frota C, pelo consórcio Grupo MPE, formado pelas empresas Temoinsa e T/Trans.
No dia 10 de julho de 2014 a ultima unidade da frota C foi enviada para a modernização, a C02, que em dezembro do mesmo ano retornou como K02.

Veja como ficou o frota C após a reforma, que atualmente é a frota K.

Mascara completamente diferente da anterior.

No começo de sua operação, a frota K apresentava alguns problemas no trem, tinha avarias quase constantes, mas atualmente estão apresentando poucas falhas.

Ficha técnica:
Fabricante: Cobrasma
Período de construção: 1982 a 1986
Entrada em serviço: 1984
Total construídos: 25 trens / 150 carros
Total em serviço: 0

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Bom dia/tarde/noite, voltando as histórias dos trens do metrô SP, hoje vamos contar sobre a frota D, frota que falta pouco para não existir mais.

A frota D foi fabricada pela Mafersa entre os anos de 1982 a 1986, e a primeira composição entrou em operação em meados de 1984, é um conjunto de composições entregue como cumprimento da licitação de fabricação de trens recebido pela empresa brasileira, sendo que a mesma já havia entregue os primeiros trens do Metrô, em 1972. Essa licitação trata da fabricação e entrega de trens para a L3 vermelha, e havia sido ganha por duas empresas, a Cobrasma e a Mafersa, a Cobrasma fabricaria 25 composições, e a Mafersa, 22, todas em aço inox.

Em 1991, quando foi inaugurada a Linha 2 verde, o frota D operou lá até 1998, ano que chegou a frota E.

A modernização desta frota esta sendo feita pela Alstom e IESA, e de frota D estão sendo modernizados e virando frota L, a modernização desta frota esta quase completa.
Na foto um trem da frota D, 342, ou D42, esta composição já foi enviada para a modernização, mês retrasado.


Agora na foto temos o último frota D em operação, e ao lado, um antigo frota D, que foi modernizado e virou frota L.

Até o momento , o D45 continua em operação na Linha 1 azul, não tem previsão de quando ele será enviado para a modernização, e assim, dando fim a frota D no metrô de São Paulo.


Ficha Técnica
Fabricante: Mafersa
Ano de fabricação: 1982 a 1986
Construidos: 22
Em operação: 1 (D45)
Capacidade total de passageiros: 2004
Velocidade máxima: 100km/h
                
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Bom dia/tarde/noite pessoal, agora na semana da história dos trens do Metrô de São Paulo, vamos contar sobre a história do Alstom Frota E.

O trem da frota E foi fabricado entre os anos de 1998 a 1999, para de inicio, operar na linha Leste-Oeste, e depois foi realocada para a Linha 2 Verde.

A nova leva de trens foi encomendada nessa época, ainda sob a responsabilidade contratual da empresa Mafersa, para que dessem auxílio aos trens circulantes no suprimento da demanda operacional. O lote estava previsto em um total de 22 composições com sistemas operacionais mais modernos incorporados, que estavam previstas para meados de 1996 ou 1997, porém, com a falência da Mafersa, o lote de trens foi reduzido, de 22 composições para 11 composições, e a nova empresa que foi licitada para a fabricação desses trens foi a Alstom, que já possuia uma filial na Lapa, e o prazo de construção foi estendido até 1999.

A primeira numeração da Frota E começava no 348, continuidade do Frota D, que terminava em D47 - 347, e depois de um tempo ganhou a numeração atual, E01 a E11.


Trem da frota E (E08) em operação na L2, estação Vila Madalena.

Em fevereiro desse ano, alguns trens da frota E estão sendo transferidos para a Linha 1 Azul, não se sabe ao certo o porque disso, pode ser para padronizar a Linha 2-Verde com composições modernizadas e equipadas com CBTC, ou a frota E ajudar na operação da L1, já que algumas composições da mesma estão na modernização ou em teste (I02, I09, I14, J26, J30, J39, L37, L41, L42).
Trem da frota E em operação na L1 Azul,estação Jardim São Paulo. 

Seu design interno segue uma vertente muito forte das antigas frotas C e D:

Visão do salão do frota E.

Ficha Técnica:
Fabricante: Alstom
Entrada em operação: 1999
Total construidos: 11
Formação: 6 carros
Linhas operantes: 1 Azul e 2 Verde
Velocidade máxima: 100kmh
Comprimento Total: 130,05m


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Estamos de volta, desta vez para contar a história de um trem do metrô, o frota F.

A frota F foi fabricada entre 2001 e 2002 pela Alstom para atender a recém inaugurada Linha 5 lilás do metrô.
Em outubro de 2002, o Metrô estava com planos de entregar à população a nova linha que foi passada para sua posse, que ligaria os bairros do Capão Redondo até Santo Amaro (na época, atualmente vai até Largo Treze). Um ano antes, a até então obra, que estava sendo operada pela CPTM como linha G foi repassada para o Metrô, enquanto uma outra obra até Guaianases foi repassada para a CPTM.

Como antes a construção da L5 estava avançada, já estava até com rede aérea , que se utilizava da alimentação elétrica aérea para seus veículos e que havia planejado tal característica para a nova linha, o Metrô abriu edital para compra de veículos que possuíssem mecanismo de captação aérea, diferentemente das outras frotas do metrô na época. Com bitola internacional e captação aérea, veio a Frota F.

Na foto um trem da frota F na estação Giovanni Gronchi.
Os novos trens também foram os primeiros a ganhar ar condicionado. Também foram os primeiros a ganhar letreiros digitais no interior dos carros, para indicação de destino e outras informações úteis ao usuário.
O governo de São Paulo pretende concluir e entregar á população a extensão da L5, que deverá chegar até a estação Chácara Klabin com a conexão a L2 Verde. Sabe-se que, além de contar com maior trânsito de pessoas entre as estações da própria linha, e levando em consideração que já há certas ocasiões de lotação no trecho já existente, a integração elevará ainda mais a quantidade de pessoas a utilizar a linha. Como apenas 8 trens não seria o suficiente para atender a demanda, o governo comprou novos trens da CAF, a frota P, que inclusive algumas composições encontram-se no pátio de Guido Caloi e no Capão Redondo, que inclusive estão rodando aos domingos atualmente com passageiros devido a implantação do CBTC, com uma maior demanda, e com mais trens e menor tempo entre cada um, o sistema ideal para tais circunstâncias é o CBTC, que passará a ser instalado no trajeto e nos armários dos trens. A Frota P contará ele como sendo o único sistema automatizado embarcado, então sua operação comercial só se dará quando o CBTC já estiver instalado. Os trens da Frota F tem capacidade de embarcá-lo, não havendo necessidade de maiores adaptações.
É previsto que até Maio, a frota P circule normalmente na L5 lilás, e sendo assim, os trens da frota F passaria ou por uma revisão, ou até por uma modernização, algumas composições não tem mais o estofado nos bancos por motivo desconhecido, todas as 8 composições da frota F estão operantes atualmente.
Ficha Técnica:
Fabricação: Alstom
Período de fabricação: 2001 a 2002
Construidos: 8 trens 
Formação: 6 carros
Capacidade total de passageiros: 2070
Velocidade máxima: 80km/h
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Frota G

Estamos de volta com a história dos trens do metrô, hoje a história será mais curta que o normal, pois chegamos em uma parte que os trens são mais novos e tem pouca história, hoje contaremos sobre a frota G.

A frota G foi fabricada em 2008 pela Alstom, trens que foram encomendados para a Linha 2 verde depois de sua extensão até Vila Prudente, foram fabricadas 16 composições.
Em 28 de março de 2009 entrou em operação o primeiro dos 16 novos trens a ser entregues até a inauguração do trecho Sacomã-Vila Prudente, até o ano de 2010 todas as 16 unidades da frota G já estavam circulando pela Linha 2 entre Vila Prudente e Vila Madalena.

Atualmente os trens da frota G estão sendo remanejados para a Linha 3 Vermelha devido as suas portas que são largas, e a L3 é uma linha de alto fluxo, a mais cheia do metrô, tanto que tem apenas 3 unidades da frota G operando na Linha 2 Verde, as outras 13 unidades já estão na L3, e até o final do ano todas estarão operantes na L3 Vermelha.

Um trem da frota G unidade 222 na estação Vila Madalena, uma das poucas restantes na L2, junto do 223 e 224.

Trem da frota G, 226 na estação Pedro ll, da L3 vermelha, 13 unidades estão operando na L3.

A frota G é a única unidade do metrô que Não carregam externamente o prefixo "G", mas sim o número serial da linha, "200". Por exemplo: a identificação do G19 é, externamente, 219.

Bitola (m): 1,60
Estrutura da caixa: Aço Inox
Fabricante: Alstom
Fabricação: 2008
Origem: Brasil
Alimentação: 3º trilho
Formação: 6 carros
Portas: 8 por carro
Linhas de Operação: 2-Verde e 3-Vermelha
Quantidade de trens: 16 composições

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