quarta-feira, 3 de maio de 2017

Metroviários ameaçam entrar em greve na próxima sexta (5/5)


Categoria em estado de greve contra aumento unilateral da jornada de trabalho

Sindicato afirma que Metrô está implantando intervalo de uma hora de forma autoritária, aumentando a jornada e provocando muitos transtornos aos trabalhadores.

Contra o aumento unilateral da jornada pela companhia, os metroviários decidiram, em assembleia, entrar em estado de greve. A categoria poderá paralisar suas atividades por 24 horas nesta sexta-feira (05/05). Uma nova assembleia para avaliar a paralisação será realizada nesta quinta (04/05).

Segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na terça-feira à noite (02/05), uma assembleia aprovou estado de greve e os metroviários poderão parar na sexta por conta da postura da empresa em aumentar a jornada dos metroviários. Ainda segundo os metroviários, apesar de declarar que é favorável à Intra-jornada de meia hora, o Metrô está implantando o intervalo de uma hora de forma autoritária, aumentando a jornada e provocando muitos transtornos aos trabalhadores.

A sentença do juiz não autoriza nenhuma alteração de escala, não determina horário de entrada ou saída, não autoriza o Metrô a fazer mudança de escala e não determina horário de intervalo entre a 4ª e 6ª hora. Por isso, para a categoria, o Metrô está cometendo vários abusos.

O Sindicato defende a manutenção dos 30 minutos e propôs ao Metrô que, momentaneamente, a Intra-jornada de uma hora ocorresse dentro das jornadas atuais.

Resoluções da assembleia:
– Greve de 24 horas contra o aumento da jornada na sexta – Nenhuma punição e nenhum desconto pela intransigência do Metrô. – Assembleia quinta-feira às 18h30.

Acusações contra o Metrô:

– Alteração de horários: Metrô realizou de forma unilateral. – Intervalo entre a 4ª e 6ª hora: não consta da sentença. – Horário intermediário das 10h às 19h: desconsiderou a vida social dos metroviários. – Manutenção noturna: mudou o horário dos companheiros que saiam por volta das 5h30 da manhã e agora terão de sair por volta das 8h de forma desnecessária.

As informações são do ABCD Maior

0 comentários:

Postar um comentário