sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Em 3 dias 2 cachorros são vistos nas vias do Metrô de SP

Nesta semana presenciamos duas situações semelhantes, 2 cachorros andando sobre túneis e vias do Metrô de SP, uma com desfecho inadmissível que culminou com a morte do cão, e a outra que por mais que aparentemente possamos achar que foi usada uma forma truculenta de salvamento, o cão foi resgatado com vida.

Situações aparentemente iguais mais porque com desfechos tão diferentes? Eficiência de um lado e amadorismo do outro? O fato é que criticar os agentes que atuaram em ambas as ocorrências não mudaria os fatos ocorridos, visto que os mesmos seguem ordens de um local pouco mencionado mas, que é o coração do Metrô. O Centro de Controle Operacional (CCO).

Cão morto em túnel após atropelamento (Foto: Metrô SP Noticiando)

Dia 08/02 por volta das 07h25 começou a redução de velocidade na linha 1-Azul do Metrô, passageiros começaram a relatar que viram um cachorro percorrendo a via, de forma assustada seguiu ao longo da via, o cachorro adentrou pela estação Parada Inglesa e durante todo trecho percorrido, inúmeras tentativas sem sucesso de resgate foram realizadas, diversos agentes foram acionados para a ocorrência que se estendeu por pouco mais de 1 hora. causando atrasos na circulação e transtorno a todos os usuários. Diversos relatos contam que funcionários tinham a oportunidade de descer a via para resgatar o cão, mas por ordem do CCO não puderam descer na via, relatos dão conta de mensagens via rádio chegando dizendo: -''Liberem os trens, prioridade é a circulação", mesmo o cão apresentando sinais de cansaço o que facilitaria sua captura, o Centro de Controle Operacional deu prioridade a circulação.

Resposta de Metrô a uma usuária que questionou sobre o cão na linha 1- Azul

A circulação normalizou por volta das 8h40 quando a circulação de trens foi liberada e todos se perguntavam qual era o paradeiro do cão? O Metrô informava que o cachorro evadiu-se do sistema, não sabendo o paradeiro do mesmo. Horas mais tarde chega a notícia, o cão foi encontrado morto no túnel entre as estações Paraíso e Vergueiro, segundo informações atropelado por um trem que por ordens do CCO seguia viagem normalmente ao seu destino final, muito se questionou sobre a ação do funcionário que operava o trem, o porque fez aquilo. Vale ressaltar que assim como agentes, o operador (a) também segue ordens do CCO e quando dadas devem ser cumpridas, ressaltamos que diversos relatos chegaram de que os funcionários tentaram a todo instante salvar a vida do cão, mas foram impedidos de atuar e o desfecho foi a morte do cão.

O Cão na linha 3-Vermelha

Cão resgatado na linha 3- Vermelha (Foto: Redes Sociais)

Dia 10/02 por volta das 07h47 relatos chegavam de que a circulação na linha 3-Vermelha estava com problemas, parecia algo repetido, mas novamente era um cachorro na via, o cão percorria a via ''correndo'', toda população já revoltada com o desfecho do cão anterior pressionava, o destino deste cão seria o mesmo?, diversos funcionários foram acionados e as buscas pelo cão começou. O Cão foi acompanhado de perto por agentes para ser capturado e salvo, reportagem de emissoras de TV presenciavam o ocorrido, e a circulação de trem começou a ficar com intervalos altos, por volta das 8h47 o cão era capturado por agentes do Metrô, tudo mostrado Ao vivo na Tv, muito se questionu a forma de abordagem com o cão, o mesmo inclusive em alguns momentos parecia ter morrido enforcado como a forma que foi pego, mas o desfecho deste cachorro acabou diferente, o mesmo foi encaminhado a uma clínica veterinária onde passou por atendimento. 

Especialistas afirmam que os agentes do Metrô agiram de forma correta, poderia ser de forma mais branda, mas em virtude da situação, o resgate sendo realizado de forma rápida, preservaria a vida do cachorro.

Resgate do cão mostrado ao vivo (Foto: TV Record)

A omissão

Muitas dúvidas surgiram, situações iguais e desfechos tão diferentes, porque? Vimos funcionários serem bravamente ofendidos por não poderem fazer mais daquilo que estavam fazendo, no primeiro caso o Centro de Controle Operacional decidiu que a prioridade era os trens e não a vida, no segundo caso por pressão autorizou seus agentes a entrarem em ação custava o que custar mas que resgatassem o cachorro com vida para melhorar a imagem da empresa perante seus usuários. 2 vidas de 4 patas postas em jogo, como foram parar na via, nos túneis o fato é desconhecido, o Metrô além de precisar valorizar mais os seus funcionários, seus usuários, deveriam ter um plano de ação mas eficaz, fica o adento 2 casos em 3 dias com a mesma ênfase, 2 desfechos totalmente diferentes, uma ação que precisam serem revista.

                                  A resposta aos usuários nos 2 casos
Resposta dada no cão na linha 1-Azul 

                 Resposta enviada a uma usuária sobre o cão na linha 3-Vermelha

                                   Texto: Metrô SP Noticiando

0 comentários:

Postar um comentário